(31) 3344-2429
(31) 98417-5054
(31) 3293-6484
(31) 99185-9030

Produtos

EXAUSTOR EÓLICO

EXAUSTOR EÓLICO

 

EXAUSTOR EÓLICO - RENOVAR VENTILAÇÃO

 

Os Exaustores Eólicos foram projetados com o intuito de renovar a massa de ar quente, eliminar odores, fumaças e pó em ambientes variados. Os Exaustores Eólicos funcionam a partir de correntes de ar, que incidem sobre o globo, fazendo com que ele se movimente. Mesmo na ausência de ventos, as massas de ar quente internas tendem a subir, o que causa uma pressão no interior do globo, fazendo com que o exaustor gire (Efeito Chaminé).

 

A ventilação tem como finalidade melhorar as condições do meio ambiente mantendo a temperatura, a velocidade do ar e a concentração de poluentes em níveis considerados satisfatórios. Proporciona conforto e produtividade, protegendo adequadamente os seres humanos, produtos e equipamentos. A Renovar projetou seu Exaustor eólico RV60  (Ø 60cm) e RV40  (Ø 40cm) para promover a renovação do ar em ambientes que necessite da saída dessa massa de ar quente.

 

Também trabalhamos com o Exaustor Eólico Iluminador, com tampa superior em policarbonato cristal 3,0 mm, que ajuda na iluminação dos ambientes, sem prejudicar a resistência do equipamento e sem deixar passar o calor para o ambiente. Produto já testado e aprovado no mercado a mais de três anos.

 

ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO DO EXAUSTOR EÓLICO

 

 

Na figura abaixo é possível observar um ambiente onde a temperatura do ar interno, sem Exaustor Eólico, esta à 40°C na parte inferior e chega à 58°C na parte superior. Nessa figura, não há nenhum tipo de troca de ar no ambiente, tornando o ar viciado e quente, trazendo prejuízos a saúde e produtividade.



 

No ambiente com Exaustor Eólico, o vento que incide sobre o aparelho provoca a rotação e conseqüentemente forma um vácuo no interior do exaustor, devido ao formato aerodinâmico das aletas. A massa de ar do ambiente se desloca para fora através deste vácuo. Em caso da ausência de ventos, o ar quente ascendente do ambiente exerce pressão no rotor, o que provoca o giro, conhecido como "efeito chaminé" (ar quente sempre sobe), o que reduz a temperatura térmica na parte inferior e na parte superior, mantendo o processo de renovação do ar, proporcionando uma agradável sensação térmica e aumento de produtividade.


 

 

 

O Exaustor Eólico Renovar pode ser aplicado nos mais diversos ambientes: Industrias, auditórios, escritórios, restaurantes, cozinhas industriais, residenciais, igrejas, laticínios, frigoríficos, hotéis, lavanderias, etc.

Podem ser instalados em: Qualquer tipo de telhas; amianto (ondulado, kalhetão, kanalete), galvanizadas, cerâmicas, alumínio, fibra vegetal, dentre outros.

 

Para conhecer a quantidade ideal de exaustores para seu ambiente, é preciso conhecer o volume total do recinto e calcular usando o método abaixo, de acordo com a tabela da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas - NB-10) e ASHRAE. 

 

Tabela de Trocas de Ar/Hora
Ambientes Trocas de ar por hora
Escritórios, fábricas, lojas e salas de diversões. 10 a 20
Auditórios, Igrejas e Lojas. 8 a 15
Cabine de Pintura 60
Armazéns e Depósitos 8 a 12
Cozinhas de restaurantes, Padarias e Sanitários. 20 a 30
Fundições,Lavanderias e Salas de Fornos 20 a 60
Garagem, Salas de Refeições em Restaurantes e Clubes / Danceterias. 12 a 30
Oficinas e Supermercados 10 a 15
Fábrica de Papel 20 a 40
Salas de Cadeira / Compressores 20 a 30
Oficinas Mecânicas 10 a 15
Banheiros / Vestiário 10 a 20
Gráfica 8 a 20
Silós 20 a 30

Fórmula para dimensionamento:Comprimento x Largura x Altura x Nº Trocas de ar = Nº de exaustores

Vazão do exaustor Eólico (m/h)